Obesidade – como prevenir e combater

obesidade

Devido ao sedentarismo e hábitos alimentares incorretos, os obesos representam um  percentual cada vez maior em nossa população.

A vida corrida e a grande oferta de fast food, junto com a baixa auto estima por baixa performance, impede que o obeso frequente academias, e isso dificulta o tratamento do controle de peso.

Sair dessa rotina com certeza vai ser difícil, as forças irão faltar e o corpo demorará um pouco a responder, alguns acessórios podem ajudar, como pulseiras e palmilhas que lhe darão mais firmeza no corpo (Para saber mais, acesse https://tratandoimpotencia.pro/pulseira-de-fir-funciona-beneficios/).

A obesidade é considerada uma doença que deve ser tratada, pois é uma porta para outras doenças, chegando causar até a morte.

Para que o tratamento contra a obesidade seja seguro e eficaz, é indicado um acompanhamento com médicos, nutricionista e preparador físico, para que através de exames e analises seja indicado tanto a dieta quanto os exercícios de acordo com a individualidade e os limites de cada um.

É possível perder peso por conta própria, mas o acompanhamento profissional garante mais chances de resultados seguros e eficientes.

Junto com  a mudança do hábito alimentar, a pratica esportiva deve ser constante, e para ajudar nessa jornada, siga essas dicas:

  • Escolha uma atividade agradável , que se encaixe no seu estilo de vida;
  • Estabeleça metas, horários e se comprometa com a atividade;
  • Se não gosta de academias, faça caminhada no parque/rua, natação, dança, enfim;
  • Respeite seus limites, comece com atividades mais leves, com intensidade moderada, e vá aumentando aos poucos a sobre carga e os batimentos cardíacos;
  • Procure trocar elevadores por escadas, trocar o carro por caminhadas sempre que possível, isso ajudará na soma negativa de calorias no final do dia;
  • Não tenha pressa fazendo dietas radicais ou exagerando na atividade física, isso poderá levar a lesões e fracassos nos resultados;
  • Beba muita água, antes, durante e depois das atividades.
  • Busque ajuda e apoio da família. O fator psicológico fará com que a pratica seja mais efetiva.

Benefícios da atividade física

  • Queima de calorias e perda de peso;
  • Manutenção e tonificação dos músculos;
  • Melhora das funções cardíacas e pulmonares;
  • Melhora a aparência e auto estima;
  • Aumento da habilidades e concentração;
  • Diminuição do apetite;
  • Prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol;
  • Melhora na circulação;
  • Aumento da taxa metabólica;
  • Melhora a disposição para tarefas diárias.

São indicados exercícios com intensidade moderada como caminhar, nadar, pedalar, evitar exercícios de alta intensidade para que não ocorra lesões e prejuízo a saúde.

Atividades de resistência muscular além de auxiliar no gasto calórico, aumenta a força muscular, oque contribui para o aumento do metabolismo basal. Então a musculação é indicada, desde que respeite os limites de cada um.

Dicas:

Sua mudança de hábito deve começar no supermercado, esteja focado em trocar alimentos gordos por saudáveis e comprometa-se com a atividade física. Nada é fácil, todo começo tem seus obstáculos, o importante é não desistir, sempre que levar um tombo ou tropeçar, levante e siga em frente.

Falhar é a oportunidade de recomeçar com mais determinação.

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